sábado, 14 de junho de 2008

DIREITO DO CONSUMIDOR, ECOLOGIA

Monsanto investe na expansão dos transgênicos

Ligação: Ecoblogue

A Monsanto, a multinacional dos transgênicos, anunciou na quarta-feira (04) um conjunto de metas para aumentar o seu negócio numa altura em que o mundo discute intensamente medidas para responder à crise alimentar mundial. Tudo em nome supostamente da sustentabilidade da agricultura, apesar de todos os riscos para o ambiente e agricultores desta tecnologia.
Sementes melhoradas – duplicar o rendimento de sementes de milho, soja e algodão até 2030. Nos próximos cinco anos, a empresa também destinará US$ 10 milhões ao sector público de pesquisa para acelerar o desenvolvimento de novas variedades de trigo e arroz. A cada ano, um painel mundial de especialistas selecionará um projeto diferente, que receberá US$ 2 milhões em investimentos.
Preservação de recursos – desenvolver, até 2030, sementes que reduzam em 1/3 a quantidade de recursos para o cultivo das plantas. Variedades de milho, soja e algodão serão capazes de produzir mais sem a necessidade de aumentar o espaço da lavoura, permitindo menor uso de água, energia e insumos agrícolas. Qualidade de vida – compartilhar expertise com pequenos produtores e de baixa renda, o seu acesso a modernas tecnologias agrícolas, especialmente em países pobres e em desenvolvimento. Parte desta iniciativa já está sendo colocada em prática com organizações africanas, para o desenvolvimento de variedades de milho resistentes à seca, investimento em banco de germoplasmas e sem cobrança de royalties. A expectativa é melhorar a qualidade de vida destes agricultores ao ampliar a rentabilidade da lavoura e possibilitar a redução de agentes químicos no campo.

Sem comentários: